quinta-feira, 20 de abril de 2017

Jacó comprou o direito da primogenitura?


Jacó comprou ou adquiriu o direito de primogenitura através de engano? A Resposta é ele comprou: “31Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. 32E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? 33Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.” (Gn 25:31-33), “e ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.” (Hb 12:16).
Quanto ao ardil, ele enganou o pai dele, mas não para ter a primogenitura e sim a benção: “18E foi ele a seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho? 19E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe. 26E disse-lhe Isaque seu pai: Ora chega-te, e beija-me, filho meu. 28Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto. 29Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem.” (Gn 27:18,19,26,28,29), “pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras.” (Hb 11:20).