A mulher cristã pode usar véu na igreja se quiser mas a Bíblia não obriga. Cada mulher deve decidir de acordo com sua consciência sobre o assunto. Só há uma passagem sobre o uso do véu na Bíblia e ninguém vai para o inferno por cobrir ou deixar de cobrir a cabeça.
O véu na Bíblia
Em 1 Coríntios 11:3-16, Paulo defende que as mulheres devem cobrir a cabeça quando oram ou profetizam. Ele compara a mulher de cabeça descoberta com a mulher de cabeça rapada e defende que tanto homens como mulheres se devem vestir de forma decente e honrosa.
Naquele tempo, em Corinto só uma prostituta rapava ou cortava seu cabelo curto. As mulheres decentes usavam um véu sobre a cabeça em público para mostrar que tinham marido e não estavam disponíveis. Mulheres sem véu na cabeça podiam ser consideradas imorais. A imoralidade sexual era um problema em Corinto e Paulo não queria que a forma de vestir das pessoas piorasse o problema.
Paulo também levanta a questão da humildade e da honra devida a Deus. Durante o culto, toda a honra e atenção pertence a Deus. O cabelo era a glória da mulher, sua forma de se exibir. Por isso, ela devia cobrir a cabeça (ou cortar o cabelo) para mostrar que estava debaixo da autoridade de Deus; a atenção não devia estar na sua aparência. Do mesmo jeito, o homem devia ter a cabeça descoberta porque seu cabelo não era sua glória mas um chapéu era uma adorno. Tal como tirar o chapéu era uma forma de o homem mostrar respeito, cobrir a cabeça era uma forma de a mulher mostrar respeito (1 Coríntios 11:6-7).
Dentro da igreja, as pessoas devem seguir as normas culturais de decência. Por exemplo, no Paquistão a mulher decente ainda usa véu, por isso na igreja no Paquistão também convém usar véu. Mas uma mulher decente no Brasil pode andar na rua com a cabeça descoberta e ter cabelo curto. Isso não significa que é uma mulher imoral nem rebelde. Então não é necessário que use dentro da igreja. É por isso que a Bíblia diz que cada igreja deve decidir se convém ou não a mulher ter a cabeça descoberta (1 Coríntios 11:13).
Se a mulher quer usar o véu por motivos de consciência, ela pode. Ninguém a obriga a ter a cabeça descoberta se isso lhe é constrangedor. Mas também não deve ser obrigatório usar véu onde não é culturalmente relevante. Independentemente de sua opinião sobre o assunto, a Bíblia diz que não é um assunto sobre a qual vale a pena fazer polêmica (1 Coríntios 11:16).