segunda-feira, 24 de abril de 2017

Caracteristicas de um verdadeiro Cristão

O Verdadeiro Cristão tem Comunhão com seus Irmãos

Os cristãos creem em um só Deus, o qual nos adotou como seus filhos, por isso somos irmãos. Lendo I João 3:4-17, me deparo com três afirmações confrontantes: “Quem não ama permanece na morte”... “Quem odeia seu irmão é assassino”... “devemos dar a nossa vida por nossos irmãos”. Em meio a uma geração acostumada com a impessoalidade, individualismo e egoísmo, somos convocados a pensar e agir de forma diferente, Jesus disse que nos últimos dias o amor se esfriará. Não há como ser cristão e não viver em comunidade.

O Verdadeiro Cristão Guarda os Mandamentos
Já em I João  2:4 e 5:2-3, tremo toda vez que leio “Aquele que diz: ‘Eu o conheço’, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele”. Temos visto pessoas crentes que querem viver à margem de Deus, não aceitam serem exortadas para se voltarem aos mandamentos divinos em contrapartida muitos os acham pesados, outros são libertinos e fazem mal uso da graça de Deus, de modo que ecoa em nossos ouvidos que aqueles que afirmam conhecer Jesus Cristo, mas vivem segundo suas próprias normas é mentiroso, Deus tem uma vontade, que é boa, perfeita e agradável.

O Verdadeiro Cristão não Ama o Mundo
As marcas do verdadeiro cristianismo não param por aí, lemos também em I João 2:15 “Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”. Esse sistema chamado mundo é governado pelo diabo, de modo que suas estratégias apontam para uma sociedade pós cristã, sem inclinação para as coisas do céu. As teologias da prosperidade e da libertação são manifestações claras do pensamento da nossa geração que é apegada ao mundo e às suas coisas. Desejamos tanto os bens e as ofertas deste mundo que estamos perdendo o desejo pelas coisas celestiais. Mas o verdadeiro cristão vai remar contra a maré e vai abrir mão do mundo e de seus manjares.


“Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes. Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina. Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos”. 1 João 2:7-11


 A evidência de salvação é um trabalho de Deus nas nossas vidas, que nos faz crescer em conformidade com o Seu caráter e em conformidade com a Sua vontade. Temos a garantia de que verdadeiramente nascemos de novo porque as coisas que estão escritas em 1 João se encontram em nossas vidas, pelo menos em algum nível.” “Uma vida que não foi transformada não foi salva.



 Somos salvos pelo poder de Deus porque a salvação é o poder de Deus. É originada pelo poder de Deus e somos salvos, não por repetirmos uma oração, mas por nos arrependermos dos nossos pecados e crermos no evangelho. E a marca, as verdadeiras marcas de que fizemos isso, são as coisas escritas nas Escrituras, que identificam o verdadeiro Cristianismo.

O verdadeiro cristão será sensível ao seu próprio pecado e que essa sensibilidade o guiará ao arrependimento e confissão. O verdadeiro cristão terá uma nova relação, não só com Deus e não só com o pecado, mas com a palavra de Deus.

A vida do verdadeiro cristão é marcada por obediência habitual. A nossa obediência não será perfeita. Um verdadeiro cristão irá pecar. É por isso que ele deve ser sensível ao pecado. Mas vida de um verdadeiro cristão será marcada por um novo relacionamento, um relacionamento real com a palavra de Deus, ele não terá mais prazer no pecado, e nem o pecado o dominará.


Aquele que ama a seu irmão está na luz’. Aquele que ama o seu irmão não é salvo por causa do seu amor, mas ele demonstra que foi salvo pelo poder de Deus por causa do seu amor.” “É impossível ter um relacionamento adequado na vertical sem ter na horizontal.

Vocês não podem ter um divino relacionamento com Deus se as suas relações com as pessoas à sua volta não estão certas.

Vamos examinar 1 João, e começamos a ter uma explicação. Ele está falando de um novo mandamento, um novo mandamento. Mas em 1 João ele dirá que é um velho mandamento. Não é um novo mandamento. Aqui ele diz que é um novo mandamento e não um antigo. Então, o que está ele dizendo? Está dizendo isto: Deus sempre foi amor. Deus sempre foi amor. O seu caráter não muda. Ele sempre foi amor. Deus é amor. E Ele sempre ordenou o Seu povo amar. Então, é um mandamento antigo. É o mandamento mais antigo. E pecar é violar este mandamento e guardar este mandamento é não pecar. Deus sempre nos disse para amar. 

 Falamos sobre misericórdia e cantamos sobre graça e depois somos uns avarentos quando é para dar aos outros. 
 
Se o limite do seu Cristianismo é simplesmente vir ao templo da igreja e ouvir um sermão e adorar, vocês não estão amando. Devemos amar os irmãos de formas práticas. Muitos cristãos, por causa das suas famílias que estão num caos tão grande e porque há tanta hostilidade lá, vêm à igreja para amar, porque não conseguem amar no contexto das suas famílias, e isso está errado. Temos que, nesta igreja, construir famílias fortes baseadas na Palavra de Deus. Maridos que são maridos de Deus, mulheres que são mulheres de Deus, pais que são pais santos, filhos que sabem que são amados e aprendem a amar.

O principal que quero que vejam é que amor não é só um sentimento. Não é só emoção. Não é só virmos juntos e darmos um abraço e cantarmos

Como alguém pode saber que é verdadeiramente nascido de no- vo? Não é simplesmente porque repetiram uma oração. Não é simplesmente porque se juntaram a alguma organização religiosa ou porque fizeram algum ritual religioso. A evidência de salvação é um trabalho de Deus nas nossas vidas, que nos faz crescer em conformidade com o Seu caráter e em conformidade com a Sua vontade.