sexta-feira, 28 de abril de 2017

Eu preciso ir a Igreja?

É preciso ir a um templo, igreja ou santuário para orar a Deus?

MUITAS pessoas frequentam algum tipo de edifício religioso para orar a Deus. Outras fazem longas peregrinações a lugares assim. Você acha que precisa ir a um templo, santuário ou igreja para orar a Deus? Ou acha que pode falar com ele a qualquer hora e em qualquer lugar? O que a Bíblia diz?
No início da história humana, não havia edifícios religiosos. Nossos pais originais moravam num belo jardim. (Gênesis 2:8) Dali, eles se comunicavam com seu Criador, Jeová Deus. Mais tarde, à medida que a família humana aumentava, homens justos, como Noé, ‘andavam com o verdadeiro Deus’ e faziam orações — mas não precisavam de edifícios religiosos. (Gênesis 6:9) Eles amavam a Jeová e foram dignos de receber sua aprovação.
Deus não mora em edifícios feitos pelo homem
Os homens fiéis do passado sabiam que o Criador da Terra e do vasto Universo não mora em estruturas feitas pelo homem. “Morará Deus verdadeiramente com a humanidade na terra?”, perguntou o sábio Rei Salomão. “Eis que o céu, sim, o céu dos próprios céus não te podem conter”, reconheceu ele — e com razão. (2 Crônicas 6:18) É verdade que os israelitas tinham um tabernáculo e mais tarde um templo onde se reuniam para festividades religiosas anuais em obediência à Lei de Deus. (Êxodo 23:14-17) Ainda assim, eles podiam orar a Deus a qualquer hora — ao cuidar de seus rebanhos, ao trabalhar nos campos, ao passar tempo com a família e nos momentos em que ficavam sozinhos. — Salmo 65:2; Mateus 6:6.
Da mesma forma, nós podemos orar a Deus a qualquer hora e em qualquer lugar. Nosso modelo, Jesus Cristo, muitas vezes ia a lugares solitários e tranquilos para orar. (Marcos 1:35) Por exemplo, em certa ocasião, “ele foi para o monte, a fim de orar, e continuou a noite inteira em oração a Deus”. — Lucas 6:12.
É claro que, como judeu, Jesus comparecia às festividades religiosas no templo em Jerusalém. (João 2:13, 14) Mas ele disse que chegaria uma época em que o templo não seria mais o centro da adoração verdadeira. Ao falar com uma samaritana perto de um monte em Samaria, onde o povo dela tinha um templo, Jesus disse: “Vem a hora em que nem neste monte, nem em Jerusalém, adorareis o Pai.” Daí disse que os adoradores verdadeiros ‘adorariam o Pai com espírito e verdade’. — João 4:21, 23.
Assim, Jesus deixou claro que o importante não eram estruturas de tijolos e argamassa, mas a adoração verdadeira vinda de um coração sincero. Mas será que isso queria dizer que os seguidores de Jesus, chamados mais tarde de cristãos, adorariam a Deus apenas em particular? (Atos 11:26) Não, e por bons motivos.
Os servos verdadeiros de Deus são uma família — uma família espiritual. (Lucas 8:21Uma família unida faz muitas coisas junta, como tomar refeições, e isso fortalece os vínculos familiares. O mesmo se dá em sentido espiritual. As reuniões cristãs são um banquete espiritual no qual as pessoas nutrem seu eu interior e fortalecem seus laços espirituais. O apóstolo cristão Paulo escreveu:E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

Hebreus 10:24,25 
Onde os primeiros cristãos se reuniam para adorar a Deus e se encorajar? Geralmente em casas particulares. (Romanos 16:5; Colossenses 4:15) Por exemplo, ao escrever a um irmão cristão, o apóstolo Paulo também encaminhou sua carta “à igreja que está na tua casa”. Filemom 1,2
Apesar da salvação de uma pessoa não estar ligada ao fato dela estar ou não em uma igreja, é claro na Bíblia que Deus faz do salvo em Cristo Jesus um integrante de Sua igreja invisível e também aponta claramente pela inserção desse individuo na igreja visível, na igreja local. É nela e através dela que a Bíblia aponta que esse individuo melhor servirá a Deus. Esse é o padrão bíblico. Não existe em nenhum lugar da Bíblia qualquer incentivo para que as pessoas sirvam a Cristo longe de Sua igreja. A comunhão entre os santos é assunto muito recorrente nas páginas sagradas.