quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O que podemos aprender com os Gansos



Não sei se todos sabem, mas quando é inverno no hemisfério norte, milhares de aves migram (mudam-se) para o sul, para assim se livrarem do frio intenso.

Mas o espetáculo que realmente enche os nossos olhos, é a forma ordenada e organizada do voar dos Gansos. Claramente notamos a formação e o grasnar, um tipo de grito de cadência do Ganso que está na ponta da frente da formação v. essa e a formação... >.
Eles não voam fora da formação, não se desorganizam, não voam tipo, cada um para o seu lado, ... não! Eles obedecem a exata formação para desfrutarem assim os benefícios do trabalho em grupo.
A Ciência descobriu porque essas fabulosas aves voam desse jeito, o que é uma grande lição para o ser humano no que diz respeito ao valor da união. UNIÃO, ESSE É O NOSSO TEMA.
Temos de dar valor ao trabalho em equipe! Vamos à explicação lógica para esse vôo interessante.
O que se segue, é o resultado de estudos feitos na observação do vôo migratório desses pássaros na época da estação gelada no norte.
Quando cada pássaro bate a sua asa, produz um movimento no ar permitindo que o companheiro que vem atrás, não encontre a mesma proporção de ar, ou a mesma massa de ar, não há o mesmo choque, fazendo com que o viajante de trás se canse muito menos que o da frente.
Voando na formação v, o grupo de gansos aumenta em 70% a sua capacidade de alcance, ou seja, o seu poder de vôo em relação a um ganso voando solitariamente. Quando um Ganso sai da formação, imediatamente sente a resistência do ar, percebe então que fazer um vôo solo é muito mais difícil, porque perde-se o benefício do companheiro que vai adiante. Não precisa nem falar nada a respeito disso, não? Mas infelizmente muitos ainda não aprenderam que trabalhar em equipe é benefício para todos, sabemos com todas as cargas d água o porquê! Vanglória, soberba, e afins.
Mas o que acontece com o Ganso que está à frente de todos, o tipo de líder da gansada? É aqui que vemos mais uma coisa extraordinária acontecer; Quando o que comanda se cansa, passa para trás, para que outros tomem o seu lugar sem prejuízo para a jornada. Por outro lado, se um ganso se fere ou fica doente, outros dois gansos saem da formação e o seguem para ajudá-lo, entendo que de uma forma muito “civilizada”, PRESTAR ASSISTÊNCIA AO FERIDO OU DOENTE. O SURPREENDENTE É QUE NÃO DEIXAM O DOENTE ATÉ QUE SE RECUPERE OU MORRA!!! E NÓS É QUE SOMOS OS CIVILIZADOS, HEIN?

Esses gansos guardiães, não voltam ao seu grupo ou se unem a outro até que a missão seja cumprida. Não é extraordinário?
Essas aves nos mostram o valor de nos apoiarmos uns nos outros, e todos, em nosso caso, em Deus. Quando um grupo compartilha uma direção comum, e tem-se um sentimento de união, não só chega onde quer chegar, mas também o fazem mais rápido e saudável, sem gastar mais energia do que o necessário, pois essa energia pode e vai fazer falta para as próximas empreitadas.
Não podemos deixar de falar que se alguém vai na mesma direção, temos de ter a inteligência de formar um grupo, e assim vencermos mais facilmente as resistências. Sabemos que não é bem isso que acontece, e por mais que neguemos, não temos sido sábios o suficiente para alcançar a união necessária mesmo supostamente indo na mesma direção. Talvez por isso, muitos sejam chamados de PATOS, não sei se isso ofende, mas parece ser a intenção, num sentimento de que ser ganso é figuradamente falando, algo melhor.
Por outro lado, se fizermos o trabalho em equipe, obteremos melhores resultados porque dividimos as cargas mais pesadas, e nos ajudamos uns aos outros para seguir a jornada. Essas aves nos mostram o valor da disciplina, já que coisas desorganizadas, despreparadas, improvisadas, nos conduzem à derrota, e gostaria que se prendesse atenção a essas palavras, não basta ler, tem de digerir, extrair todas as fontes de fortalecimento e aplicar,... sem aplicação de nada adianta a leitura, o conhecimento, e outras coisas na vida, tanto a secular como a espiritual.
Na vida, não podemos ser EREMITÕES, E SIM SERES GREGÁRIOS, na vida espiritual, não há outra maneira de ser, ou somos unidos, ou somos derrotados.
Esses gansos nos deixam a lição de que quando uma pessoa se fere ou cai na estrada da vida, existem sim amigos que vêm com o oportuno apoio, não importa o que esteja acontecendo. Essas aves nos mostram o valor da amizade; quem diz ter Deus no coração tem a coragem de ver o irmão caído e deixá-lo morrer? Estamos na condição de servos ou não? Ou será que ainda não temos nem de longe a capacidade de amar o próximo e assumir a nossa responsabilidade como irmãos seja à altura e dos Gansos?

Tenho a impressão que o altruísmo faz parte da maneira natural de ser dos Gansos; será que eles são realmente seres irracionais, ou estamos perdendo algo aqui? Claro que são seres irracionais, mas possuem instinto; e nós mais do que isso; somos racionais, possuímos instinto, temos o conhecimento de Deus, supostamente temos amor,... meu Deus, o que está acontecendo conosco?...
A falta de união, a falta de sentimento de grupo, são golpes mortais na destruição da família, da igreja e de tudo que estaria suposto a seguir na mesma direção como um todo.

Tanto os gansos como também a Bíblia nos ensinam que e muito melhor dois do que um, pois é quase que matemático, quando um cai, o outro apóia.
Creio que Jesus não quer ver almas solitárias, fora da formação que vem quebrando as ondas de ventos e oposições, pois são presas fáceis de um adversário que é astuto e sabe que e primordial para ele quebrar a união, enfraquecer os flancos, assim fazer o seu ataque mortal; e quantos já morreram... Vamos pensar gente...
Jesus veio encher cada coração de sua presença, nos mostrar a direção e nos deixar o manual de como fazer, e se prestarmos atenção, formaremos um corpo através da igreja, onde pessoas poderão lutar juntas, ajudarem e serem ajudadas, socorrerem e serem socorridas com amor. Só assim venceremos os invernos da vida, navegando sempre juntos em busca de verões e primaveras, sabendo que unidos migraremos sempre para uma vida melhor até a eternidade, voando sempre na formação v, dos vitoriosos em Cristo.
....perseveremos unânimes em tudo, conforme Atos 2 a partir do verso 41 ...